Nós, mulheres, sempre nos perdemos nas inúmeras ofertas e opções de produtos que prometem maravilhas aos nossos cabelos. Mas como escolher e saber o que realmente nossos fios precisam? Cada caso é um caso, e por isso iremos te ajudar na escolha – você pode até pedir dicas das amigas, mas nada como você aprender a ler e identificar pelos rótulos o que você irá colocar nos cabelos. De preferência, antes de sair comprando potes e mais potes, consulte um profissional cabeleireiro para identificar do que realmente o cabelo precisa. Mesmo que nunca tenha passado por processos químicos, os fios precisam de cuidados. Pode estar seco, sem brilho, quebrando: cada cabelo é um caso, cada um possui uma história, e, assim, cada um tem a sua necessidade.

Hidratação: É recomendada para todo o cabelo que não possui processo químico. O ideal é uma vez por semana. Procure no rótulo: óleo de argan, aloe vera, minerais, glicerina, bepantol, vitaminas, sacarose e/ou derivados do açúcar, proteínas (de aveia, arroz, da seda, hidrolisada da soja, do milho), etc. Além destas, inúmeras outras substâncias fazem o papel de hidratação. Sempre observe o rótulo.

Nutrição: é indicada para cabelos com colorações clareadoras e colorações suaves, para protegê-los de possíveis danos. Esse tipo de produto é feito para repor os lipídios do cabelo, ou seja, a oleosidade natural dos fios. É indicada também para os cabelos cacheados, para ajudar a transportar os nutrientes por todo o comprimento.  Observe os ingredientes que compõem a máscara: óleo de amêndoas, manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano, óleo de coco, óleo de oliva, óleo de abacate, óleo de tutano , óleo de argan, aminoácidos.

Reconstrução: indicado para cabelos que passaram por tratamentos químicos, como alisamento, permanente e descoloração. Observar sempre se os  fios estão frágeis e quebradiços: o produto irá fortalecer os fios a partir das camadas externas. Os produtos para reconstrução possuem, entre outros ingredientes, os principais: queratina, cisteína, creatina, colágeno, proteínas e aminoácidos de trigo, ceramidas, arginina, soja. Um produto com ótimo potencial para reconstrução deve ter no mínimo 2 destes ingredientes .

Então, sem desculpas para usar  o que realmente o seu cabelo pede!

Beijos!

Patrícia Novais